A azia futebolesa na economia e na política

A referência à azia como metáfora das reacções às derrotas futebolísticas já ultrapassou as barreiras do mundo do futebolês e invadiu outros planetas, como é o caso da economia e da política. Tal como nos estádios, também nesta área podemos encontrar adeptos ferrenhos que comemoram cada lance, agitando bandeiras e troçando dos adversários.

Nos últimos tempos, têm sido divulgadas notícias espampanantes acerca do extraordinário desempenho da economia portuguesa. Camilo Lourenço, por exemplo, tem exultado com descidas milimétricas dos números de desemprego e com subidas microscópicas de outros números quaisquer, desde que sejam favoráveis ao governo. André Azevedo Alves oferece, hoje, a todos os derrotados pelas boas notícias uma embalagem de Rennie e candidata-se, assim, a membro de uma qualquer claque organizada.

André Azevedo Alves poderia estender a sua generosidade a ingratos que, por esperarem 658 dias por uma consulta, tendem a ignorar as boas notícias. Outros, porque poderão ficar privados de audição, não conseguirão ouvir essas mesmas notícias, por muito boa vontade que tenham.

Infelizmente, parece que as pastilhas Rennie não resolvem estes problemas. Do mesmo modo, a economia florescente em que, aparentemente, vivemos, não se reflecte na vida de milhares de portugueses, que, mal-agradecidos, não podem ou não querem comemorar.

Há quem diga que estas notícias não são verdadeiras, o que não me espantaria. Se o forem, servirão, no máximo, para actualizar o dito de Maquiavel: “Num governo bem organizado, o Estado deve ser rico e os cidadãos pobres.” É claro que, nos dias de hoje, temos de olhar para o Estado como uma entidade dominada por dois partidos e meio ao serviço de grandes empresários e de banqueiros.

Confesso que tudo isto me deixa maldisposto. E ter areia nos olhos também não é das sensações mais agradáveis.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Política nacional, Sociedade com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s