Autonomia, descentralização e abracadabra

Há pessoas que parecem acreditar no valor mágico das palavras, especialmente se forem usadas em decretos ou em meios de comunicação social. É deste modo que se consegue criar a ilusão de que a História se pode alterar de um dia para o outro.

Tome-se como exemplo mais recente a proclamação do fim da crise. Como sabemos que a crise chegou ao fim? Porque foi dito. Nada de novo.

Esta semana, Nuno Crato, o autoproclamado Luís de Matos da Educação, veio anunciar que haverá flexibilização curricular para as escolas com contrato de autonomia poderem criar novas disciplinas. Uma pessoa razoável pensaria que isso corresponderia a mais horas, mas Crato explicou que essa flexibilização só poderá ser feita retirando tempos a algumas disciplinas e desde que não implique o incumprimento dos programas.

No entanto, para os espécimes mais ou menos liberais, também eles deslumbrados pelo poder mágico das palavras, a enunciação de termos como “descentralização” ou “autonomia” é suficiente para que a realidade se altere instantaneamente. Nada disto espanta num governo cujo vice-primeiro-ministro apresentou uma demissão “irrevogável”.

Entretanto, é conveniente relembrar que, antigamente, as escolas tinham um crédito de horas, para além da carga curricular, que poderiam utilizar para a criação de clubes e outros projectos extracurriculares, o que correspondia, de facto, à existência de autonomia. Com Nuno Crato, é tudo mais simples: o facto é substituído pela palavra.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Educação com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s