A reacção voltou

4784531570_6518857829

 

Em Espanha, o PP prepara-se para impor multas até 1000 € a quem jogue futebol na rua., tudo em nome da Segurança e da Cidadania, coisas incompatíveis com a imagem de miúdos de pé descalço ou mal calçado cujo local de recreio é a rua, com pedras por balizas ou cordas por baloiços. Haverá, com certeza, exageros de linguagem, quando se compara tudo a campos de concentração, mas é em pormenores como este que se confirma que a reacção voltou.

Ó pá, isso da reacção que volta ou que não voltará é um bocado anacrónico. Estás a exagerar e coiso e tal. Concordo: isto anda cheio de anacronismos.

Aproveito, aliás, para citar um excerto de O Futebol no Porto, em que o Manuel Dias conta, também autobiograficamente, como era jogar à bola nos finais dos anos 40 e 50, nas ruas do Porto:

Como tantas vezes acontecia, a polícia tinha montado a sua estratégia. Quatro ou cinco agentes surgiam do lado da rampa da Praça do Peixe e outros tantos, vindos do lado do Clube Inglês, apareciam na extremidade do Passeio das Virtudes. Assim executavam a acerca – o cerco -, no linguajar da ganapada. Havia, na bófia, os fardados e os paisanas. Para a malta, os paisanas eram os piores. Desde logo, porque, vestidos como as pessoas, estabeleciam a confusão. Depois, porque pareciam sempre mais sacanas que os da farda, apesar dos cassetetes e das pistolas à cinta.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Futebol, Política internacional, Sociedade com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s