Acordar é estar a dormir

168908dd3227b8358eababa07fcaf091Os políticos brincam e país dorme. Esta frase, mera variação do adágio “patrão fora, dia santo na loja”, aplica-se, também, à questão do chamado acordo ortográfico (AO90).

Na realidade, como se sabe, a Assembleia da República aprovou o AO90 à revelia de uma enorme quantidade de pareceres negativos, talvez porque houvesse pressões que se faziam sentir. A partir daí, num país afastado de um culto mínimo da correcção da escrita, o caos ortográfico tem estado em expansão constante. Para nos apercebermos disso, basta que não estejamos a dormir.

No Brasil, deu-se início a um movimento que quer substituir a ortografia por uma espécie de transcrição fonética, com o objectivo de acabar com o analfabetismo ou com a maçada de consultar dicionários. As ideias do dito movimento têm penetrado no Senado e está, assim, em curso um processo de uma alegada simplificação que pretende levar os brasileiros e, pelos vistos, todos os países lusófonos, a escrever “gerra” em vez de “guerra” ou “porkê” no lugar de “porquê” (pensando melhor, e dentro do espírito foneticista, não faria mais sentido passar a escrever “purkê”?).

Um dos mentores dessas ideias, Ernâni Pimentel, será recebido na Assembleia da República. Tendo em conta o deslumbramento parolo de uma larga maioria de deputados por tudo o que desça até nós vindo de qualquer potência económica é de esperar o pior, a não ser que, finalmente, os portugueses deixem de dormir e, portanto, deixem de acordar.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Acordo ortográfico com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Acordar é estar a dormir

  1. Pingback: Homem com O grande – Aventar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s