Passei muita fominha e não me fez mal nenhum

Uma das cerejas que é costume colocar em cima do bolo da leviandade com que o portuguesinho discute os assuntos consiste em fazer uma referência às muitas dificuldades do passado como algo que, por muito violento ou miserável que tenha sido, deve ser relativizado, face ao sucesso actual do sobrevivente, que, até por isso, terá saído fortalecido.

Lembro-me de Miguel Sousa Tavares, há um ou dois anos, criticar as preocupações acerca do aquecimento insuficiente das escolas, usando como argumento o facto de ele próprio estar ali, viçoso, apesar de ter passado por uma escola primária em que se tiritava de frio.

Mais recentemente, a propósito da reintrodução dos exames na quarta classe, muitos relembraram a sua sobrevivência a tão dura prova como argumento fundamental para essa reintrodução.

Ontem, Nuno Crato, empobrecendo a já pobre argumentação a favor do aumento do número de alunos por turma, lembrou a nação de que a sua turma, quando era aluno, tinha mais de 30 alunos.

Tendo em conta a quantidade de cidadãos que sobreviveu à miséria, à fome, aos calos de tanto caminhar descalço para a escola, aos castigos físicos e às humilhações, à única sardinha para todos em cima de um pão, entre outros mimos, não seria de pensar na hipótese de sujeitar as crianças à mesma selecção natural do passado? Os Monty Python explicam.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Educação com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Passei muita fominha e não me fez mal nenhum

  1. Pingback: A turma de Nuno Crato tinha mais de trinta alunos – Aventar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s