Pedro Mota Soares: o trabalho é um meio de pagamento

Como somos um país de extremistas verbais, raramente usamos o meio-termo para exprimir uma opinião. Diante do desempregado, o português direita grita “Vai mas é trabalhar, malandro!”; o mesmo desempregado será, automaticamente, acarinhado pela esquerda como uma evidente vítima da opressão do grande capital.

O desempregado, como qualquer cidadão num Estado de Direito, é credor da presunção de inocência, o que não impede que esteja sujeito a regras, como é evidente. Assim, Pedro Mota Soares terá, em princípio, razão, quando estranha o facto de que 60 mil beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) não estejam inscritos nos Centros de Desemprego. A solução é simples: fiscalize-se.

O mesmo Pedro Mota Soares, no entanto, na mesma ocasião, expõe esta ideia surpreendente: autarquias e instituições sociais deverão indicar trabalhos e serviços úteis à comunidade, para que estes sejam desempenhados pelos beneficiários do RSI.

A ideia é, portanto, arranjar trabalho aos desempregados, desde que isso não signifique dar-lhes um emprego e, portanto, um salário. Pergunto, de modo eventualmente simplório: há instituições que terão a ajuda do Estado para terem trabalhadores, ficando essas instituições isentas de lhes dar um emprego, com todos os direitos que isso implica, numa sociedade civilizada? É aceitável, então, que os beneficiários do RSI tenham de trabalhar para pagar esse rendimento e não tenham direito ao rendimento decorrente do trabalho? Assim, é fácil perceber o que quer dizer Pedro Mota Soares, quando afirma que “o Governo está muito atento à economia social.”

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Política nacional, Sociedade com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Pedro Mota Soares: o trabalho é um meio de pagamento

  1. Pingback: Trabalho arranja-se, desde que não se arranje emprego | os dias do pisco

  2. Pingback: Se queres estar desempregado, tens de trabalhar | os dias do pisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s