O tamanho não interessa

Já há vários anos que andam a tentar convencer-nos de que o tamanho não tem importância. Ao contrário, no entanto, do que se diz sobre os órgãos sexuais, Nuno Crato defende – ou, pelo menos, afirma – que o facto de as turmas serem grandes não é um problema.

Usando de uma vacuidade que o coloca ao nível das duas últimas figuras que se sentaram na mesma cadeira, Nuno Crato diz esta coisa profunda: “Os dados não mostram que, dentro de certos limites, uma mudança pequena do número de alunos por turma seja determinante da qualidade do ensino”. Se quiséssemos parafrasear e manter a profundidade, poderíamos dizer que há certos e determinados números que provam que alterações mínimas podem não originar grande diferenças.

Seja como for, e nunca endeusando exclusivamente estudos científicos ou experiências quotidianas, a verdade é que, na constituição de turmas, há vários factores a ter em conta, podendo ser fácil dar aulas a 25 alunos e extremamente complicado ter turmas de 15 alunos. Entre outros disparates que é possível descobrir na proposta governamental, a mais evidente está em partir do princípio de que é indiferente dar aulas a alunos de três ciclos diferentes.

Seja como for, os professores, de uma maneira geral, têm-se manifestado contrários ao progressivo aumento do número de alunos por turma, pela simples razão de que isso é prejudicial para “a qualidade do ensino”, uma expressão que, na boca de Nuno Crato, tem o mesmo valor que a afirmação de Maria Lurdes Rodrigues acerca da ausência de derrapagens na Parque Escolar.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Educação com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s