Esperança de dias piores

 

Conselho de Escolas quer alterar estatuto do aluno

Há títulos que nos enchem de esperança, num contraste brutal com o conteúdo dos textos. Há vários anos que se discute a importância de alterar o Estatuto do Aluno, um instrumento que o poder socrático transformou em mais um empecilho à actividade docente e, consequentemente, à discente. O título da notícia acima referida parecia, assim, uma luz.

Manuel Esperança, presidente do Conselho de Escolas, talvez ansioso por fazer prova de vida, num discurso redundante, defende o fim do limite de faltas injustificadas dos alunos, defendendo que esse limite funciona como um convite à falta, quando a verdade é que o problema está no facto de que as leis e as práticas têm tornado cada vez mais difícil a reprovação por faltas, convidando – aí sim – os alunos a ultrapassar descontraidamente o limite de faltas, cientes que estão da relativa impunidade que lhes é permitida.

Sendo a escola, como diz o mesmo Manuel Esperança, um local de trabalho e não um local de diversão, a falta de assiduidade deve redundar, basicamente, na reprovação do aluno, do mesmo modo que um trabalhador está sujeito ao despedimento.

Partindo deste princípio, é igualmente certo que cada caso deva merecer uma análise ponderada, uma vez que a escola, emanação da sociedade, deve procurar incluir e evitar excluir e nunca é de mais reiterar a ideia de que os problemas educativos não podem ser desligados dos problemas sociais. Entretanto, a solução de Manuel Esperança é mais um contributo para o rol de disparates que tanta gente com responsabilidades continua a produzir ao longo dos anos.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Educação, Sociedade com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s