Não há vida para além do défice (I)

É difícil – ou mesmo impossível – não cair no simplismo de afirmar que os “políticos são todos iguais”. Pedro Mota Soares, um dos muitos secretários de Estado das Finanças que andam disfarçados de ministros, decretou o aumento do número de crianças por sala nos infantários, de modo a garantir a sustentabilidade financeira das instituições, facilitando, ao mesmo tempo, a vida aos pais trabalhadores.

A decisão em si não é propriamente negativa, se esquecermos, por instantes, as políticas laborais em curso. O problema, no entanto, é o do costume: tudo se faz forçando os recursos. Neste caso, o aumento do número de crianças por sala faz-se à custa da diminuição do espaço físico (as salas podem passar a ter um metro quadrado por criança), à custa do aumento de trabalho para os educadores (porque o número de profissionais é considerado suficiente) e, ainda, à custa de voluntários com um enquadramento vago (no seguimento de políticas educativas que vêem a Educação como uma tarefa que pode, cada vez mais, ser desempenhada por trabalhadores indiferenciados).

Diante disto tudo, para não destoar dos outros políticos, Pedro Mota Soares limita-se a dizer que esta diminuição de recursos – porque é disso que se trata – não corresponderá a uma diminuição de qualidade e de segurança. Maria de Lurdes Rodrigues não diria melhor.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Educação, Política nacional, Sociedade com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Não há vida para além do défice (I)

  1. Pingback: Não há vida para além do défice (IV) | os dias do pisco

  2. Pingback: Não há vida para além do défice (III) | os dias do pisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s