Impostos e impostores

Não me enganei, quando escrevi, aqui, o que passo a citar:

É claro que, ao longo dos últimos trinta anos, temos assistido demasiadas vezes à rábula do partido que chega ao governo e descobre que o executivo anterior tinha deixado as contas públicas tão mal que, afinal, não é possível manter as promessas feitas durante a campanha. Foi assim com a comédia do “país de tanga” de Durão Barroso e assim foi com a ópera bufa do “afinal o défice era maior” de José Sócrates. É certo que Diogo Leite Campos declara, antes das eleições, que “O PSD sabe que vai substituir o pior governo da história de Portugal. O PSD sabe que vai ter muitas surpresas quando chegar ao poder, mas nunca invocará isso porque sabe que vai tomar conta do país num estado desastroso.”

 

Provavelmente Passos Coelho não terá ouvido Leite Campos ou terá percebido mal.

Hoje, o Primeiro-Ministro já anunciou um imposto extraordinário, um corte de 50% no subsídio de Natal para todos os milionários que ganhem mais de 485 €. À boa maneira de todos os anteriores, deixou a culpa com os antecessores e ensaiou uma explicação à Sócrates: não é um corte no subsídio de Natal, mas sim um corte no valor de metade do subsídio de Natal.

Só me enganei quando afirmei, no mesmo texto, o seguinte:

 Gostava muito de estar enganado, mas qualquer coisa me diz que, lá para Agosto ou Setembro, estaremos a ouvir um Passos Coelho compungido, justificando mais medidas de austeridade, dizendo qualquer coisa como “Afinal, o país estava muito pior do que pensávamos. A culpa não é nossa.” E a verdade é que a culpa não será deles. Será nossa.

 Não foi preciso esperar por Agosto. Na rua, ouvir-se-á o Zé Povinho rosnar que os “políticos são todos iguais”, o que tem um fundo de verdade: os políticos são muito parecidos com os eleitores.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Política nacional com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s