Um ditador pode ser um bom gestor?

Medina Carreira “Salazar foi um bom gestor. Era bom termos hoje um bom gestor”

(…) mas sabe que é criticado por elogiar alguns aspectos do Estado Novo…

Mas é evidente que tinha coisas melhores. É uma estupidez pensar que era tudo mau. O que é que o Estado Novo tinha de péssimo? A política, a perseguição, que há alguma hoje sem Estado Novo. O grande problema do Salazar é que foi um produto do seu tempo, que era o tempo das ditaduras. Em toda a Europa havia ditaduras. Era a solução da época, por causa da revolução russa. Era um homem do seu tempo.

Mas foi um bom governante?

Era um bom gestor, e se nós hoje tivéssemos um bom gestor era bom. Precisamos de gestores de rigor, que não tenham os inconvenientes políticos do Salazar. Ele arrumou as contas públicas, arrumou a casa. Foi um bom gestor, que tinha ideias políticas inaceitáveis, mas um gestor necessário naquela altura.

Medina Carreira deve ter, constantemente, a tentação de fazer da frontalidade uma marca registada e não deve ser imune ao deslumbramento que a exposição mediática da sua frontalidade lhe tem trazido. É claro que dar opiniões não vai sem riscos e dar muitas vezes opiniões serve para aumentar, quiçá exponencialmente, os riscos, nomeadamente os de dizer disparates.

Se ser um bom gestor consiste apenas em poupar dinheiro, as qualidades de Salazar como gestor são inatacáveis. O problema é esta crença de que vale mais uma democracia com defeitos do que uma ditadura com a única virtude de ter sido poupadinha, aforrando o dinheiro, ao mesmo tempo que privava o país de desenvolvimento. Por isso, não sei se se possa dizer que o João José exagere, especialmente quando se lê que Salazar era um ditador porque ser ditador era “solução da época, por causa da revolução russa”. Deve ter sido por isso que tantos países europeus regressaram à democracia logo após 1945.

Se, para se ser um bom gestor, é necessário ser-se ditador, vou ali e já não volto.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sociedade com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s