Crise política sempre

Um dos vícios de linguagem preferidos dos papagaios que constituem a classe política portuguesa é colocar o adjectivo “político(a)” a seguir a qualquer substantivo. Assim, têm surgido expressões como “coragem política” ou “honestidade política” (uma contradição nos termos?) ou – a minha preferida – “chicana política”. Em termos fonéticos, devo confessar uma inclinação quase efeminada por Durão Barroso, que pronuncia sempre “bulídiga”, num registo que se pretende superiormente viril e que – calculo – deva deixar Margarida Uva a pedir mais cherne.

Esta adjectivação é, afinal, redundante e serve, portanto, para realizar aquilo que, em termos retóricos, se chama encher chouriços ou meter palha, já que o discurso dos políticos foge da síntese formal para a nulidade do conteúdo, numa manifestação anti-natural de fascínio pelo vazio.

Cavaco Silva, o mais psitacista dos papagaios, é sintético, não por mérito, mas por insuficiência. Sempre professoral, afirma-se, agora, preocupado com a possibilidade de uma “crise política”, vitimando, também ele, o substantivo com o adjectivo da moda.

Por uma vez, Cavaco escolhe a expressão justa, embora não se aperceba de tal, porque se limita a reproduzir fórmulas e nunca a exprimir pensamentos. Efectivamente, a crise política já se arrasta há anos e o próprio Cavaco faz parte dela. Num país cujos governantes nunca planearam e sempre se limitaram a remendar, em que ano é que ainda não estivemos em crise política? Com deputados cuja única função é votar de acordo com as imposições das chefias e não como representantes do círculo eleitoral que os elegeu, teremos, alguma vez, saído da crise política? Parece-me evidente que não. A crise económica e financeira é uma mera consequência.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s