Colombiana vai posar nua se ganhar eleições

O mundo maravilhoso dos títulos

Advogada de 42 anos é candidata ao Congresso nas eleições de Março, tendo prometido lutar pelos direitos das mulheres.

Não tem dinheiro, experiência ou a estrutura de campanha dos políticos tradicionais. Por isso, Fernanda Valencia, de 42 anos, sabia que tinha de encontrar uma forma de chamar a atenção dos eleitores de Bogotá para a sua candidatura ao Congresso colombiano. Daí a promessa: caso vença, a advogada vai posar nua para uma revista.

“O nu é o meio para transmitir a mensagem e a mensagem é que vou lutar pelos direitos das mulheres”, assegurou Valencia, casada há mais de 20 anos e com três filhos. Mas as suas reivindicações feministas – promete por exemplo lutar contra a violência doméstica – embatem nas críticas das associações feministas, que acham “degradante” a sua atitude. Afinal “se ganhar algum voto em Março é o dos homens machistas”, afirmam.

O Presidente Álvaro Uribe mostrou-se tranquilo face à iniciativa da sua colega de partido (que foi vice-ministra do Turismo nos anos 1990): “Prefiro que posem nuas a que comprem votos.”

     Nos anos 60-70, as mulheres queimaram soutiens para lutar pelos seus direitos. Na Colômbia, pela mesma razão, há uma mulher que vai tirar o soutien. Até aqui, quando queria comprar uma revista como a Playboy, tinha que fazer de conta que era por causa da qualidade dos artigos; a partir de agora, passarei a fazê-lo em nome da luta dos direitos das mulheres. Doravante, todos os homens passarão a ter um fortíssimo argumento para conseguirem convencer as mulheres a despirem-se: “Vá lá, filha, é para lutar pelos teus direitos!”
     Já Álvaro Uribe, mesmo vestido, não deixa de fazer uma espécie de strip-tease: se tiverem de comprar votos, paciência! Se não puderem, posem nuas, pronto.
     A pergunta que se impõe é: para quando campanhas semelhantes em Portugal? E não é que a política passa a ganhar outro encanto? Já estou ansioso pelas presidenciais, e antevejo Cavaco Silva posando de costas com um olhar maroto e um indicador na boca ou Manuel Alegre envergando apenas uma pequena lira.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s