Educação e suas falácias amestradas. Os professores não precisam de estágio pedagógico.

    

Até há alguns anos, um professor estagiário tinha turmas atribuídas, podendo, inclusivamente, desempenhar a função de director de turma. Tudo isto se fazia sob a supervisão do orientador de estágio. O professor estagiário tinha, assim, oportunidade de viver verdadeiramente a vida de uma escola, durante um ano lectivo inteiro, o que, em princípio, constituía uma experiência que o prepararia para enfrentar o resto da profissão com outra segurança. A importância destes aspectos foi tal que, durante anos, foi necessário lutar para que os cursos superiores com vista para o ensino passassem a ter estágio integrado.

Tudo isso acabou. Hoje em dia, o professor estagiário passou a ser mais estagiário do que professor. A oportunidade de leccionar ficou reduzida a quase nada e o tempo que permanece na escola acaba por ser residual. Os estágios passaram a ser uma actividade em forma de coisa e, naturalmente, os professores entrarão na profissão com uma formação deficiente, aprendendo à custa dos erros que irão cometer, tal como acontecia, antes de se ter criado o estágio integrado. Na prática, não existe, portanto, estágio integrado. Nos bastidores desta situação, está, entre outras razões, a sacrossanta diminuição do défice, porque o problema estava no dinheiro que se gastava com os antigos estágios. Passámos ao estágio desintegrado.

No fundo, nada disto espanta: se um professor é um funcionário indiferenciado e se as questões pedagógicas e científicas são desvalorizadas, um estágio pedagógico deixa de ser uma necessidade. Para se ser canivete suíço, não há necessidade de tanto trabalho.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Educação, Educação e suas falácias amestradas com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s