descriminação criminosa

Na verdade, o substantivo descriminação existe. É o mesmo que dizer absolvição, é igual a retirar a culpa a alguém que tenha sido acusado de algum crime. No fundo, é uma espécie de antónimo de incriminação.

Neste artigo, cujo título é “Autarcas do PS contra «descriminações»”, ficamos a saber que, e cito, “Os autarcas do PS estão contra o facto de um autarca que seja constituído arguido ter de suspender o mandato, por considerarem que se trata de uma «descriminação». Os socialistas vão, esta terça-feira, pedir esclarecimentos ao Governo sobre esta proposta.”

Deixem lá os autarcas com os nossos problemas e concentrem-se na repetida utilização do substantivo. O autor da notícia tem o cuidado de pôr a palavra entre aspas, para que saibamos que saiu da boca de outrem. O que me parece estranho é que se considere que alguém deixa de ser incriminado (ou seja, sujeito a “descriminação”), caso seja constituído arguido. Mas ser constituído arguido não é ser incriminado? E pode-se ser incriminado e descriminado ao mesmo tempo? Penso, aliás, que muitos autarcas sonham em ser alvo de descriminação.

Há, no entanto, outra hipótese: o autor da notícia ouviu uma coisa e escreveu outra. A lei do menor esforço, que rege a fala, levou o representante dos autarcas a pronunciar – e bem - ”descriminação”, pensando – digo eu – em ”discriminação”. Sendo certo que as duas palavras são, afinal, homófonas, resta-nos o contexto para saber qual havemos de escrever. Vejam, então, como uma vogalzinha pode fazer tanta diferença na lógica de um discurso.

Uma vez que, de acordo com o texto, as declarações dos edis não foram entregues por escrito, a escolha da vogal terá ficado a cargo de um profissional pago para não se enganar nem nas consoantes. Eis o resultado.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s