remate intencional

 

         Muitos de nós, frequentadores de cafés, fazemos parte de uma família de conhecidos que até podem nem se cumprimentar. Sabemos que, ao entrar no café do costume, lá estarão as caras conhecidas do costume, com a bebida do costume ou outro costume qualquer. O mesmo se passa com ditos ou frases que façam parte de um jargão. Quando começa um jogo na televisão, pode adivinhar-se, com uma grande dose de certeza, quais as frases que o comentador vai proferir, ao longo do relato. Isto, tal como as caras conhecidas do café, pode significar o conforto do conhecido, mas também o enfado da repetição.

            Esta semana, re(ou)vi uma velha conhecida: um jogador chutou na direcção da baliza e o comentador considerou esse gesto um “remate intencional”. Com esta expressão, estamos praticamente no campo da psicologia: efectivamente, será que todo o remate à baliza é intencional? O jogador que tenta atingir a baliza terá a intenção de o fazer? Não será o remate a manifestação de outra realidade escondida no subconsciente do futebolista? Por outro lado, será possível um futebolista desculpar-se de um golo que marcou dizendo: “Eu rematei, mas foi sem intenção.” E será isso suficiente para ser perdoado? O mundo do comentário futebolístico é, na verdade, um território misterioso que vale a pena explorar.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a remate intencional

  1. Meu caro Fernando, apreciei (como é costume!) a intencionalidade da escrita. A denúncia da tagarelice (velha questão filosófica…) merece o aplauso de quem te lê. Um abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s